terça-feira, 23 de outubro de 2012

Afinação da viola caipira

https://www.youtube.com/bruno.afinacao



Primeiramente vamos entender o posicionamento das notas , o espaco entre elas .
Para usarmos este método, deveremos aprender um pouco sobre o sistema de cifragem. A notação musical é posterior à linguagem, e surgiu pela necessidade de preservar e de transmitir as manifestações musicais sem as imprecisões e os inconvenientes da transmissão oral. Os gregos, já antes de Pitágoras ( portantoanteriormente ao século V A.C. ), tinham desenvolvido um sistema de notação baseado nas letras do  alfabeto. Os romanos, herdeiros da cultura e, portanto, da música grega, reduziram a notação ( que compeendia 15 letras ) a apenas 7. Como a escala grega começava pela nota que hoje chamamos de La, ficou assim essa redução:








Esta denominação se conservou intacta através dos séculos até nossos dias e até hoje ainda é usada preferencialmente, nos países de língua inglesa e na Alemanha. O sistema de cifragem para designar acordes de acompanhamento usado em todo o mundo emprega essa notação. Junto destas letras também são usados alguns sinal denominados acidentes:

# (sustenido) - aumenta a nota em 1 semitom

b ( bemol ) - diminui a nota em 1 semitom

x ( dobrado sustenido) aumenta a nota em 1 tom

bb ( dobrado bemol ) diminui a nota em 1 tom

Para explicarmos a palavra TOM e SEMITOM, vamos pegar por base as teclas de um piano:

 A notação musical ocidental ( que é diferente da oriental ) possui 12 semitons. Isso pode ser percebido quando você vai de uma tecla branca para uma tecla preta que vem em seguida. Por exemplo: DO e DO#, DO# e RE, MI e FA. Para termos um semitom, apenas andamos uma tecla para frente ou para trás. Já para termos 1 TOM, precisamos de 2 semitons, ou seja, andarmos 2 teclas para frente. Por exemplo: DO e RE, MI e FA#, SOL e LA. Para achar estas distâncias no braço da viola, basta imaginar que para cada tecla, você tem 1 casa:












Agora que já temos noção de leitura de cifras, podemos falar sobre algumas afinações utilizadas na viola.
A viola caipira é um instrumento que diferente do violão, utiliza diversas afinações: cebolão, rio abaixo,rio
acima, natural, entre outras. Para o nosso método, iremos usar a afinação CEBOLÃO EM MI MAIOR.













Para uma perfeita afinação em sua viola, sugerimos a aquisição de um afinador eletrônico ou diapasão.
Uma boa afinação é necessário para se tocar em grupo. Imagine se cada um em um grupo afinar seu instrumento de "qualquer jeito".. Para isso emprega-se o La (440 Hz )que é o Lá do diapasão.

Sabendo a afinação da viola, seremos capazes então de saber o nome da nota em cada casa do instrumento.
Por exemplo:




Uma boa sugestão de estudo é desenhar o braço do instrumento e fazer como o exemplo acima, corda por corda, assim ficará mais fácil visualizar as notas quando for necessário.

VIDEOS QUE MOSTRAM COMO UM VIOLAO DEVE SER AFINADO , SIGA COMO BASE PARA AFINAR A VIOLA , POIS O SISTEMA EH O MESMO SOH MUDAM AS NOTAS , CONFIRA :
1
    

2
                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário