domingo, 29 de julho de 2012

Escolha do modelo de violão .

CLIQUE AQUI E VAH DIRETO PARA O MEU CANAL DO YOUTUBE!
Este é um tipo de assunto que pode se alongar muito, quero apenas dar algumas dicas para que o músico iniciante possa adquirir o seu “grande amigo”, o violão e possa tirar o maior proveito deste instrumento musical.

Bom entao ...basicamente a distinção dos violões se dá pela corda, que pode ser de aço ou de nylon. Logicamente, tem vários fatores que diferem os modelos de violões como por exemplo o tamanho do braço do violão, a caixa de ressonância que proporciona as singularidades dos timbres dos violões, etc…

O violão de corda de aço é utilizado para músicas com batidas mais fortes características que podem ser observadas nos ritmos rock, sertanejo, folk, etc…

O violão de corda de nylon é utilizado para músicas mais suáveis com batidas mais leves como por exemplo nos ritmos de Samba, Bossa-Nova, Músicas Clássicas, etc…

Quanto a utilização dos violões de cordas de aço ou de nylon para determinados ritmos é um pouco complicado porque não impede a utilização de um violão de corda de nylon por exemplo para uma música sertaneja. Estou apenas ilustrando para quem esta iniciando para que possa ter uma noção de qual tipo de violão se adéqua ao seu gosto musical facilitando a sua aquisição.

Vou destacar alguns modelos.

Violão clássico com cordas de nylon: O modelo mais popular, que pode ser encontrado facilmente e com um preço acessível. Ele é o grande campeão em se tratando de músicos iniciantes. Veja a figura:


Violão Folk: Ideal para bases, ele é muito utilizado na música sertaneja, blues e principalmente nos acústicos de mpb e pop/rock. O violão folk é normalmente elétrico e com cordas de aço, é ideal para apresentações ao vivo. Veja a figura a seguir:


Violão Jumbo: O jumbo é aquele violão um pouco maior. Ele possui o timbre muito particular, proporciona uma boa execução dos solos, ele é muito bom para shows também. Veja:




Colaboração de um amigo ESPECIAL (créditos a ele) : WALMIR SILVA .

Nenhum comentário:

Postar um comentário