domingo, 29 de julho de 2012

Como escolher um violão?



              CLIQUE AQUI E VAH DIRETO PARA O MEU CANAL DO YOUTUBE!


Muito se fala sobre a escolha certa , sobre qual violão comprar. Mais pouco se fala relacionado ao “vínculo de amizade” que se tem entre o músico e o instrumento musical. Logicamente tem “músicos” que não tem este “vínculo”.

Não podemos esquecer que o mais importante na escolha de um violão não esta relacionado apenas a beleza do instrumento. São vários fatores decisivos na escolha de um bom instrumento musical, neste caso o violão.

Porque você deve comprar o seu instrumento em uma loja especializada? Em resposta destaco três motivos:

Vendedores especializados (geralmente músicos) que irão te ajudar na escolha do instrumento de acordo com as suas necessidades.
Variedade de marcas, modelos e preços que sejam compatíveis com as suas condições.
Oportunidade de ter contato com o violão antes de comprá-lo. Normalmente é nessa hora que aparece o “vínculo de amizade” com o instrumento.
Defina o seu objetivo musical, você vai querer tocar violão apenas para a família e amigos, ou ter uma carreira de violonista, ou até mesmo ingressar em uma banda, estes são os objetivos que você deve trassar. Lógico que o que queremos para nós hoje, pode ser que no futuro não seja igual, mas, pense no seu objetivo atual, só assim você vai criar o seu perfil artístico e te dará um leque enorme no futuro.

Na minha opinião é importante na hora de comprar um violão, ter algum músico com uma certa experiência para avaliar o instrumento. Mas nem todos tem um amigo ou parente músico e tem que “se virar nos 30” para escolher um bom violão, vou colocar algumas dicas para te ajudar na escolha do instrumento.

Teste o braço do violão prendendo a 6ª corda no 1º traste e ao mesmo tempo prenda o 12º traste. Veja se a distância da corda até o braço está mais ou menos por igual.
Verifique se o braço do violão esta “empenado”, para isso é só olhar o braço do violão como se estivesse mirando com uma espingarda, se você notar alguma envergadura no braço do violão pode ser que ele esteja empenado. Desta forma não compre.
Veja se a distância das cordas até o braço não está muito alta, isso pode causar um certo desconforto e exige uma esforço maior na hora da execução musical.
Teste se o braço do violão esta adequado para você, as vezes o braço é muito grosso e atrapalha um pouco na execução, mas neste caso é uma questão de gosto.
Teste se os trastes do braço do violão não estão sobrando nas laterais, isso causa muito desconforto também. Faça o teste passando o dedo na lateral superior e inferior de toda a extremidade do braço do violão.
Veja se não tem nenhuma rachadura na caixa de ressonância do violão.
Veja se as tarrachas estão fixas e observe se não esta faltando nenhum parafuso. Veja se as pontas das tarrachas não estão rachadas se não forem de metal.
Veja se o cavalete não esta desgrudando a cola entre a caixa de ressonância.
Veja se o rastilho do cavalete não esta rachado.
Passe o dedo nas cordas e veja se o cobre que reveste a corda não esta se soltando, se estiver é sinal que as cordas já estão gastas.
É isso ai, espero ter ajudado. No próximo artigo eu vou falar um pouco sobre os tipos de violão e fazer referência com o gênero musical irá complementar este artigo. Até +.

Colaboração de um amigo ESPECIAL (créditos a ele) : WALMIR SILVA .

Nenhum comentário:

Postar um comentário