segunda-feira, 4 de junho de 2012

Modulação (música)


Modulação (música)
Pegue mais dicas clique aqui e vah para meu canal no YOUTUBE!

Na música modulação é um processo usado para modificar a tonalidade de um trecho musical ou de uma parte da música. O termo é modulação devido ao próprio significado da palavra:
No artigo modulação lê-se:
Modulação é o processo de variação de altura (amplitude), de intensidade, frequência, do comprimento e/ou da fase de onda numa onda de transporte, que deforma uma das características de um sinal portador (amplitude, fase ou frequência) que varia proporcionalmente ao sinal modulador.
De fato, musicalmente, conhecendo-se que a música trabalha com o som que consiste de ondas sonoras, o termo é eficaz e correto, sendo que já se emprega desde o período classico.
Descrição
O modular uma música consiste, na maioria das vezes, mudá-la de uma tonalidade para outra. A maioria das composições (especialmente as mais longas) usa modulações para explicar melhor as idéias musicais de um ou outro trecho devido ao fato que modular cria um contraste sonoro entre o conteúdo musical que está ocorrendo e o próximo (após a modulação). Desde o período barroco, e provavelmente desde antes dele, já existia o hábito da modulação. No início as modulações eram mais comuns em peças longas, que se dividiam em "movimentos" como a suíte e posteriormente o concerto. Depois passou a ser mais popular mesmo entre peças curtas como minuetos e prelúdios onde havia uma parte "A" em uma tonalidade (por exemplo maior) e uma parte "B" em outra (por exemplo menor relativa da primeira).
Era muito comum (em alguns momentos da história era mesmo regra) modular para tons vizinhos (relativa, dominante ou sub-dominante), mas após (e mesmo antes e durante, em menor escala) o período romântico passou-se a executar modulações sem uma regra formal e até de modo a fugir do tradicional pelos mais inovadores.
As modulações, atualmente acontecem com frequencia em todos os estilos e gêneros musicais, da música erutida até a música mais popular.
Na composição musical, costumamos modular para marcar diferenças entre trechos de uma mesma peça (que pode ser feita de mais de uma música) ou para atender exigências técnicas de tessitura e instrumentação. Por exemplo, se vou criar uma música que possui dois epísódios, um alegre (parte A) e um triste (parte B), posso, para clareza dos períodos musicais, modular de um para outro. Se estou fazendo esta música em lá maior, posso criar a parte "A" em lá maior (A) e na "B" modular para fá sustenido menor (F#m), seu relativo menor. Nestes casos, é comum o uso do coda para retornar a tonalidade inicial e concluir a peça.
Obras mais longas como concertos e sinfonias usam mais de um movimento em seu desenvolvimento, que geralmente diferencia-se do inicial através de modulações e diferenças de andamentos. Isso fez que os movimentos de uma sinfonia, sonata ou peças longas ficasse conhecido (nomeado) pela sua tonalidade seguida do seu andamento, por exemplo: Sinfonia Heróica (nome da obra) I movimento (nome/parte da música) Allegro (andamento) em Lá Maior (tonalidade). Diria-se então para esta peça: I movimento, Allegro em Lá Maior da Sinfonia Heróica.
O hábito da modulação esta diretamente ligado a composição. Mesmo em músicas populares ele está presente (ou faz-se necessário).
Exemplos de músicas que possuem modulação
Pyotr Ilyich Tchaikovsky - Sinfonia No. 5 (Tchaikovsky)
Beethoven - Todas as sinfonias

Assista ao video abaixo para melhores esclarecimentos sobre mudanca de tom na Musica :





2 comentários:

  1. Oi Bruno,

    Assisti aos primeiros videos seus e me animei a aprender a tocar violão.
    Você poderia me recomendar alguma marca ou modelo de violão para iniciantes?
    Gostaria de saber também se o fio de nylon é melhor do que o de aço.
    Obs: eu sou pequena, tenho 1,50m e mãos pequenas. Isso dificultaria o meu aprendizado?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por assistir aos videos e por comentar , bom eu recomendo TONANTE o mais barato mais eh bem pratico pra iniciantes , agora temos o DIGIORGIO , GIANINE , YAMAHA que sao um pouco mais caros e mais classicos . Com relacao as cordas depende do gosto o nylon eh mais macio e tem o som mais baixo , mais solene e o aco doe um pouco mais os dedos mas tem o som mais alto e vibrante .
    Sua estatura nao te impede de tocar , ter maos pequenas nada disso impede SE voce tiver dificuldades adquira um violao de tamanho menor , um que te deixe confortavel ao tocar ok? Qualquer coisa me escreva denovo .

    ResponderExcluir