sexta-feira, 23 de março de 2012

Notas Musicais - Escala Cromática - Acordes (musical notes) - 音乐笔记


Aula 2 - Notas Musicais - Escala Cromática - Acordes 




Alguns itens que mencionarei aqui ja foram mencionados antes o que é muito bom para um melhor esclarecimento dos assuntos , tentarei esclarecer o maximo possivel sobre melodia , harmonia e ritmo . Primeiramente vamos falar dos sons , os sons possuem propriedades físicas, entre elas a altura, relacionada à freqüência da vibração, que também nos permite classificar os sons em duas categorias básicas: Sons musicais – São as notas musicais. Possuem freqüência regular e pré-estabelecida. Ruídos – Sons irregulares cujas freqüências quase sempre não consideramos importantes (embora sejam!!). Como exemplo de instrumento que produz sons irregulares, podemos citar a bateria. Apesar de ambos os tipos de sons serem plenamente utilizados na música, vamos estudar com mais ênfase os sons regulares, ou seja, as notas musicais e suas relações. Basicamente existem sete notas musicais, que são chamadas notas naturais, cada uma com sua respectiva freqüência de vibração. São elas:



              


Após a nota Si, as nota se repetem, ou seja, após a nota Si, vem a nota Dó, cuja freqüência será o dobro da apresentada na tabela acima. O Intervalo (distância) entre uma nota e a sua primeira repetição acima ou abaixo, é chamado de oitava. A tabela acima tem por base as notas da oitava central da escala geral dos sons.


As notas naturais estão separadas entre si por dois tipos de intervalos (diferença de altura entre dois sons) básicos, são eles: Intervalo de semitom (meio tom) – Localizado entre as nota Mi e Fá e entre as notas Si e Dó. Esta é a menor distância entre dois sons no nosso sistema musical. No Violão este intervalo corresponde à distância de uma casa. Intervalo de Tom – Formado por dois semitons, no violão corresponde à distância de duas casas.



Alem destas sete notas que se repetem sucessivamente, existem mais cinco sons que são chamados de acidentes. Localizam-se entre as notas separadas por intervalo de Tom, dividindo estes intervalos ao meio. Desta forma todos os sons do nosso sistema musical ficam separados por intervalo de semitom que é a menor distância entre duas notas no nosso sistema musical chamado Sistema Temperado. Os acidentes receberão os nomes de suas notas vizinhas, acrescidas de dois sinais especiais que veremos a seguir: # - Sustenido – Faz a nota subir um semitom. b – Bemol – Faz a nota descer um semitom. Desta forma, entre as notas Dó e Ré teremos uma nota que será chamada de Dó# (dó sustenido) ou Réb (Ré bemol). Apesar de possuir dois nomes, trata-se de uma única nota. Quando um único som recebe dois nomes diferentes, chamamos de enarmonia e dizemos que Dó# e Réb são enarmônicos. Ficamos então com uma seqüencia de doze sons separados por intervalos de semitons , o que podemos tambem chamar de escala cromatica , segue abaixo o mesmo esquema da aula 1 que representa isso :
   
FALAREMOS AGORA DE HARMONIA , QUE ESTUDA OS ACORDES , AQUELES POSICIONAMENTOS DIFERENTES QUE A MAO ESQUERDA FAZ ENQUANTO A DIREITA FAZ AS BATIDAS , O RITMO DA MUSICA .

*AGORA como ficam as notas no violão :
De acordo com o nome de cada corda , observe : 
Existem dois principais grupos de acordes : Os maiores e os menoresAcordes : reuniao de notas , em outras palavras , mais de uma nota tocada ao mesmo tempo .

Os primeiros acordes que você deve aprender quando começa a tocar violãosão os acordes maiores. Existem muitas maneiras de se fazer um acorde no violão, mas é importante saber encaixar cada posição na hora certa, conforme o conjunto de acordes utilizado.

Os acordes maiores são formados com as notas 1, 3 e 5 da escala de cada acorde(nos meus videos do youtube eu falo sobre isso) e também são chamados de tríades.

ASSISTA AO VIDEO PARA APRENDER OS PRINCIPAIS ACORDES : 

                              

Segue abaixo as posições mais simples dos 7 acordes maiores:

  • Dó (C)
Acorde Dó Maior
  • Ré (D)
Acorde Ré Maior
  • Mi (E)
Acorde Mi Maior
  • Fa (F)
Acorde Fa Maior
  • Sol (G)
Acorde Sol Maior
  • La (A)
Acorde Lá Maior
  • Si (B)
Acorde Si Maior

Para fazer os acordes: Cada linha representa uma corda, sendo a linha da esquerda a sexta corda.

Os acordes menores são bastante utilizados nas melodias das músicas. Após aprender as posições dos acordes maiores, você pode começar a treinar os acordes menores. A maioria deles não exige uma grande alteração na forma do acorde e geralmente acrescenta ou diminui o uso de um dos dedos a partir do acorde maior.

Assim como os acordes maiores, é possível se fazer um acorde menor de diversas formas, mas é importante saber encaixar cada posição na hora certa, conforme o conjunto de acordes utilizado.

Os acordes menores são formados com as notas 1, 3 e 5 da escala de cada acorde e também são chamados de tríades, assim como os maiores. A diferença para os acordes maiores é que a distância entre a nota 1 e 3 é de 1 tom e meio e entre a nota 3 e a 5 de 2 tons. Nos acordes maiores essa diferença é de 2 e 1 e meio, respectivamente.

Segue abaixo as posições mais simples dos 7 acordes menores


  • Dó menor (Cm)

  • Ré menor (Dm)

  • Mi menor (Em)

  • Fá menor (Fm)
  • Sol menor (Gm)
  • Lá menor (Am)
  • Si menor (Bm)


Para fazer os acordes: Cada linha representa uma corda, sendo a linha da esquerda a sexta corda. 

ABAIXO O PRIMEIRO VIDEO DE AULA DE VIOLAO , SIGA A SEQUENCIA:




Se voce quer saber mais sobre formacao de acordes e diferenca entre maiores e menores , leia mais , abaixo segue umas dicas legais : 


O que são acordes? 
Acorde é a escrita ou execução de duas (bicordes) ou mais notas (tríades e etc.) juntas.
As tríades são formadas por uma sequencia de tônica (primeira nota), terça (terceira nota) e quinta (quinta nota) da escala do nome do acorde.
Seguindo o exemplo mais simples da escala de dó maior abaixo:
Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si.
Teremos assim: Dó (tônica), Mi (terça maior), Sol (quinta).
Formamos então um acorde maior, o que define se um acorde é maior ou menor é a sua terça.
Ex: Acorde de Dó Maior: Dó, Mi, Sol.
Ex: Acorde de Dó Menor: Dó, Mib, Sol


Aqui em baixo vou postar uma tabela de escalas maiores onde a tônica, terça maior e quinta de cada escala estão de cor vermelha e o tom da escala está em
.  Daí você vai olhando e vendo quais notas formam os acordes desejados por você. Lembrando que pra formar a terça menor, ou seja, volta-la meio tom atrás na escala cromática. Não sei se ficou fácil de mais ou complicado demais, mas isso ae é a base pra muita coisa, é meio necessário saber isso para obter certa fluência no que faz na guitarra e no violão.


3 comentários:

  1. Bruno, Sou a Gil e moro em S.Paulo, sempre admirei o som do violão e meu esposo sempre teve violão mesmo antes da gente se casar. Ele fazia alguns sons mais muito raro. Este ano estou fazendo Pedagogia e uma das coisas que quero é poder animar as crianças ou animar uma turma ou uma aula quando tiver atuando em sala e mais ainda, poder tocar pras minhas crianças. E prometi que em 2012 eu aprenderia na marra. Como to com um bebê recem nascido e não posso ir numa escola agora, resolvi procurar na net algo. E advinha...encontrei seus vídeos e me encantei com a facilidade e a didática que vc tem pra ensinar. Eu que só sabia o que era doremifasollasido só por ouvir, agora já sei como achá-las no violão. Amei. Vou treinar conforme vc falou. Obrigada mesmo, vc me ajudou muito. Pergunta: O Video de como tocar o parabéns tem todos na net? Só achei o 9 e o 10.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gil tudo bem ? Voce eh de uma terra muito boa amo Sao Paulo . Olha voce encontrou os dois unicos que eu tenho sobre tocar "Parabens pra voce" , mas devo postar mais um dando uma pincelada final em breve . Fiquei feliz de ver sua forca de vontade e seu amor pelo resultado do treino , eu admiro pessoas assim como voce . Espero que nunca desista pois se continuar assim voce vai crescer no instrumento . Obrigado por comentar e assistir aos videos , fique com Deus voce e toda a familia .

      Excluir
  2. Consideero voce meu professor.voce ensina muito bem.parabéns,e ,obrigado pelas aulas.BOA SORTE,CONTINUE SEMPRE ASSIM.

    ResponderExcluir